ACS CELEBRA O CENTENÁRIO DE SUA SEDE, O PALÁCIO DO COMÉRCIO
- Wagner Santos

- 15 de out.
- 3 min de leitura

Com uma grande festa no bulevar da Rua XV de Novembro, em frente à instituição, a diretoria da Associação Comercial de Santos (ACS) celebrou no dia 24 de agosto o centenário do Palácio do Comércio.
A cerimônia marcou a entrega das obras de restauro da fachada e de modernização dos espaços internos da sede da ACS e anúncio dos novos projetos: a Maratona de Santos, Horas da Vida e Cartão Benefícios ACS.
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, destacou que celebrar o centenário do Palácio do Comércio vai além da importância arquitetônica deste patrimônio para o Centro Histórico.
“É uma reverência à ACS e a tudo que ela representa para a Cidade e o País nestes 154 anos de existência. Vivemos um grande momento em Santos com grandes obras, como o Parque Valongo e os projetos do túnel imerso Santos-Guarujá e do Terminal de Passageiros no Valongo. E a união é o caminho para enfrentarmos os desafios que se voltam para o desenvolvimento que a sociedade merece ter”.
O prefeito Rogério Santos, também presente à cerimônia, lembrou da importância histórica e institucional que a ACS tem para a Cidade. “Ela representa o passado, o presente e o futuro. Está localizada em uma via de grande relevância e, hoje, promove um evento grandioso que remete à história da nossa Cidade. Com orgulho, temos a associação comercial mais antiga de São Paulo, que desempenha um papel histórico, de governança e de desenvolvimento econômico para o Município.
Também estivam presentes no evento o deputado federal Domingos Sávio, o presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Júnior, o presidente da Confederação da Associações Comerciais do Brasil, Alfredo Cotait, entre outras autoridades, diretores, associadas e colaboradores da ACS.
Patrimônio cultural e símbolo da história urbana e comercial de Santos, a trajetória do Palácio do Comércio teve início em 1921, com o lançamento da pedra fundamental da construção, que contou com a presença de figuras ilustres como o presidente Epitácio Pessoa e o então governador de São Paulo, Washington Luís. A partir daí, a construção foi tocada pela mesma empresa que ergueu a Bolsa do Café com a inauguração realizada em 1924, A ACS é mais antiga que o Palácio do Comércio, sendo fundada em 1870, passando por outras sedes no Centro Histórico.
Novos projetos - A Maratona de Santos será um projeto incentivado inédito que visa colocar Santos no circuito internacional do atletismo. O Horas da Vida consiste no trabalho voluntário de profissionais da saúde para a sociedade, e o Cartão de Benefícios ACS contará com serviços e benefícios para colaboradores da instituição e das empresas associadas.
Programação - Na segunda-feira (25) a programação seguiu com o 2º Encontro Nacional do Associativismo, com as presenças do vice-governador do Estado, Felício Ramuth, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait, e o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, além de representantes de associações comerciais de todo o País.
O cientista político Fernando Schülher fez a palestra Cenário Político do País e na sequência o início do painel Infraestrutura Portuária, Desenvolvimento e o Papel do Legislativo, com a participação dos deputados federais Paulo Alexandre Barbosa, Rosana Valle e Domingos Sávio, os deputados estaduais Paulo Corrêa e Solange Freitas, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e a diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosângela Gibelato.
O painel Desafios das Empresas na Ampliação da Participação no Mercosul e o Papel do Associativismo, com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o coordenador-geral de Promoção das Exportações, Lázaro Lima, e a presidente do Conselho das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, Damaris Eugênia veio a seguir.
Por fim, aconteceu a reunião do grupo G50+, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), exclusivo para os participantes do grupo.
A Associação - Fundada em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos é um órgão técnico e consultivo do Governo Federal (Decreto 7.770, de 2 de setembro de 1941), sendo conhecida como a Casa do Empresário. Tem como missão desenvolver negócios e encontrar soluções uniformes e sustentáveis para as questões empresariais da região.
FOTO: Divulgação ACS







