JEEP FAZ UM VENTO: MOTOR HURRICANE CHEGA PARA COMPASS E COMMANDER
- Wagner Santos
- 3 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2024

A Jeep não iria promover mudanças radicais em dois de seus principais produtos. E não teria motivos para isso, pois Compass e Commander seguem bem em termos de mercado. O Compass é o 5º SUV mais vendido do Brasil no primeiro trimestre de 2024, com 4.074 unidades, enquanto o sete lugares vendeu 1.075 e ficou em 17º lugar no ranking do segmento. Mas, se os dois modelos não passam por uma transformação, podem muito bem receber um novo, digamos...coração. E, agora, Compass e Commander contam com um novo motor. A linha 2025 dos dois recebe o Hurricane 2.0 turbo, que entrega nada menos que 272 cv.
O novo powertrain chega acompanhado de um câmbio automático de nove velocidades e da tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos, de eixo traseiro desconectável e do Power Transfer Unit (PTU), para melhor eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4x4 é necessária. Além disso, foram realizados ajustes de suspensão para essa motorização.
Outra novidade é que a linha 2025 passa a oferecer ADAS nível 2 com a adição do Assistente Ativo de Direção (ADA). É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. Os modelos ganham, ainda, porta-malas automático com sensor de presença e bancos elétricos para motorista e passageiro.
O Compass recebe nova grade dianteira, novas rodas com desenhos exclusivos com opções de 18” e 19” e maior disponibilidade do “painted lowers”, a pintura das partes plásticas da carroceria. O pacote de mudanças passa também pela gama, que ganha uma nova composição. Isso inclui a linha Blackhawk. O novo motor Hurricane 2.0 turbo entrega 272 cv de potência e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque. O 0 a 100 km/h se dá em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 228 km/h. O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. A transmissão é a automática de nove marchas e o sistema de Tração é o 4x4 Jeep Active Drive Low.
O sistema de tração tem um seletor de terrenos, que contém os modos Auto/Standard (detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4x4), Snow (para utilização em terrenos de baixa aderência, como grama molhada), Modo 4x4 Full Time (para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro) e Sand/Mud (apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama). O sistema de suspensão é independente nas quatro rodas. Essa suspensão faz com que as rodas proporcionem maior estabilidade. As rodas do Compass são de 19 polegadas em liga leve, dependendo da versão. Além da Blackhawk, o Jeep Compass 2025 traz a versão Overland, configuração mais sofisticada. Assim, são sete as versões do SUV: Sport e Longitude (equipados com motor T270 Turbo Flex), Limited (motor T270 ou TD350 Turbo Diesel), Série S (motor T270), Overland (motor Hurricane) e Blackhawk (motor Hurricane).
Nos Compass S, Overland e Blackhawk tanto os para-lamas quanto as saias laterais são na mesma cor da carroceria. O teto solar Command View, elétrico e panorâmico, é item de série nas versões S e Blackhawk.
O Jeep Commander, o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, ganha a nova motorização, novas versões, mais tecnologia e até opção de cinco lugares. Todas as versões receberam como item de série o painel de instrumentos de 10,25” e há a inclusão do motor Hurricane. Aopção de cinco lugares está dentro da oferta da versão Longitude, além da inclusão da inédita Blackhawk, nova versão topo de linha da gama.
Com o motor Hurricane em um carro mais pesado, o resultado é de um Commander que cumpre o 0 a 100 km/h em 7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220km/h. O motor Hurricane é todo feito com alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbo compressor de dupla voluta de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.
Além do novo motor Hurricane, a Jeep mantém a oferta de duas outras opções de propulsão: o motor T270 Turbo Flex, de 185 cv de potência e 270 Nm de torque (27,5 kgfm), associado a um câmbio automático de seis velocidades (tração 4x2), e o motor TD380 Turbo Diesel, de 170 cv de potência e 380 Nm (38,5 kgfm) de torque (tração 4x4), que trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades.
As versões que recebem o motor T270 contam com o Jeep Traction Control +, um sistema de controle de tração que atua em situações em que o veículo se encontra com uma das rodas em baixa aderência com o solo, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo, pelo diferencial, o torque para outra roda em contato com o piso.
O Jeep Commander conta com suspensão independente nas quatro rodas. Sua principal vantagem é o fato de permitir grande controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas). O SUV recebe correção de faixa, ACC, comutação automática dos faróis, alerta de mudança de faixa, leitor de placas de trânsito, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros recursos.
Alinha esportiva Blackhawk se posiciona no topo da gama, trazendo sob o capô o novo motor Hurricane 2.0 turbo, e no design, elementos exclusivos e esportivos. No visual, ela se diferencia pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (19”), nova grade dianteira com acabamento Dark Chrome e pinças de freio na cor vermelha. Lá dentro há bordado nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido.