CUIDADOS NO PORTO DE SANTOS
- Wagner Santos
- 6 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Considerando a necessidade de regulamentar o trânsito no Porto deSantos, é importante viabilizar condições operacionais adequadas ao controle das vias públicas portuárias e garantir a segurança e interesse dos usuários.

Alguns acidentes na zona portuária de Santos ocorrem pelo simples fato de os motoristas fazerem manobras arriscadas, principalmente quando o local está congestionado devido a passagem de caminhões com produtos.
Uma dessas atitudes mais comum é quando o motorista passa pelo canteiro central. Outra atitude que colocam a vida em risco é quando cruzam a linha do trem achando que dará tempo de passar. A atenção deve ser redobrada nas vias internas do porto, pois o pavimento ainda é de
paralelepípedo e principalmente entre os armazéns 16 e 22 devido à grande concentração de açúcar na via.
Infelizmente em pesquisa constatamos com alguns leitores que osperigos continuam para ciclistas e pedestres, os mesmos enfrentam grandes desníveis nos cruzamentos das linhas férreas, o cuidado tem que ser dobrado durante a noite e dia de chuva a pista fica bem lisa, a ponto de uma bicicleta deslizar. Entretanto, a empresa que faz o acesso a área portuária alerta com campanhas de conscientização aos motoristas e pedestres sobre cuidados com o trem, conforme as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial, por isso, a companhia reforça a importância de que a população respeite a legislação de trânsito e adote os cuidados necessários ao cruzar a ferrovia.
Citaremos alguns cuidados e dicas:
-Preste atenção aos sinais sonoros
-Retire o fone de ouvido e coloque o celular no bolso no momento da travessia
-Aos motoristas nunca estacione perto da linha férrea
-Pare e olhe os dois lados, mantenha uma distância mínima de 3 passos largos com relação ao trilho.
-O índice de uso de drogas e uso de álcool tem sido cada vez mais frequente, esse índice representa 30% dos acidentes nas linhas férreas. Evite esses consumos.
-O trem não consegue parar igual a um automóvel, devido ao seu peso ser de 3 mil toneladas até 15 mil toneladas, ele tem que usar o freio de emergência com a distância entre 300 a 1.000 metros, por isso não tem como evitar o impacto caso tenha alguém atravessando de forma inadequada nas vias férreas.
Essas são dicas importantes para preservar a sua vida, e fazer uma travessia de forma segura.