GOVERNO DE SP PEDE ESTUDO PARA IMPLEMENTAR TERCEIRA VIA DE LIGAÇÃO ENTRE O LITORAL E A CAPITAL PAULISTA
- Wagner Santos

- 23 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

O Governo do Estado de São Paulo assinou um ofício nesta semana que autoriza a concessionária Ecovias iniciar os estudos de construção da terceira pista do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal ligação da capital paulista com a Baixada Santista.
A nova pista tem como objetivo diminuir o fluxo de veículos na via. Em dezembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou à deputada estadual Solange Freitas (União) que estava trabalhando no projeto de uma terceira pista.
Nesta semana, o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, assinou ofício endereçado à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que autoriza a concessionária Ecovias a elaborar os estudos necessários ao projeto da terceira pista na Rodovia dos Imigrantes.
Rafael Benini, em documento encaminhado à Artesp, afirmou que o número de veículos que passam pelas vias do SAI aumentará nos próximos anos.
“O crescimento da demanda e o desempenho do sistema em cada sentido justificam o planejamento antecipado de ações estruturais que possibilitem o atendimento a este crescimento, em sinergia com projeto de expansão do Porto de Santos e em atendimento às demandas futuras do tráfego de caminhões”, escreveu ele.
Por meio dessa pesquisa, a SPI e a Artesp determinarão se será possível construir uma terceira pista. O prazo de conclusão dos estudos será de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
Serão realizados estudos de tráfego e projetos funcional e básico, avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas, além de relatório sobre possíveis impactos ambientais causados pelas obras.
Segundo o governo de São Paulo, a pesquisa será custeada pela Ecovias. O cálculo de reequilíbrio econômico-financeiro da execução do trabalho será feito com base nos gastos aprovados pelo Poder Público.
Matéria: G1 Santos
Foto: Divulgação Ecovias







