top of page
8315e95544c2be604279ddccac4c00c1.png

RENOVAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA PINHEIRO MACHADO, CANAL 1 DE SANTOS, É CONCLUÍDA

  • Foto do escritor: Wagner Santos
    Wagner Santos
  • 30 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de nov. de 2024



ree

A renovação asfáltica dos 2.240m da Avenida Pinheiro Machado (canal 1), em Santos, iniciada em julho de 2023, foi concluída no dia 14 de outubro.  O último trecho que recebeu os serviços fica entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, direção Centro.


O projeto de revitalização do canal 1, com prazo contratual previsto até maio de 2025, está bem adiantado e será finalizado agora com a recuperação dos taludes do canal onde necessário e a construção, no próximo mês, de oito baias nas paradas de ônibus, serviço que demandará cerca de seis horas por local.


Os trabalhos também envolveram construção de guias, sarjetas e passeios no padrão Calçada para Todos, melhorias no sistema de drenagem e recomposições pontuais da ciclovia, passarelas de pedestres e de muretas do canal.


Na semana passada, terminaram os serviços de revitalização dos trechos entre a Francisco Glicério e a João Caetano, sentido orla (265,75m), e entre as ruas Álvares Cabral e Antônio Bento de Amorim, sentido praia-Centro (174,20m), onde será construída uma baia na parada de ônibus.


Há cerca de 15 dias foi concluído o trecho de 175,24m, entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido orla, que também ganhará uma baia. As baias para ônibus serão construídas ainda nos trechos entre a praia e a Floriano Peixoto, Floriano até Francisco Glicério, Glicério à João Caetano, João Caetano à Carlos Gomes, Carvalho de Mendonça até Álvares Cabral e entre a Antônio Bento de Amorim e a Delfino Stockler de Lima, todos sentido Centro.


“Os serviços de revitalização do canal 1, entretanto, serão considerados como concluídos somente após a avaliação das intervenções e dos taludes em toda a extensão do canal”, frisou Daniel Lugaresi, técnico de obras da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pela supervisão das obras.


PROJETO - O projeto da Prefeitura dividiu em 16 trechos os 2.240m da Pinheiro Machado, entre a orla e a Rua Antônio Bento de Amorim, a fim de agilizar os serviços e minimizar os impactos para pedestres e motoristas. Nos principais cruzamentos, as obras foram executadas em meia pista, mantendo as demais sempre liberadas ao tráfego.


A separação de trechos foi elaborada com a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos e alguns serviços, a exemplo sinalização horizontal, vêm sendo executados no período noturno, de forma a minimizar os transtornos.


A interdição parcial das pistas foi necessária para os serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios e, ainda, para a construção das baias de ônibus após a renovação asfáltica, serviço que contará com o apoio da CET na orientação do trânsito.


Já a interdição total ocorreu quando da recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder (mistura asfáltica de estrutura granulométrica especial para a camada de ligação de pavimentos) e pavimentação.


INVESTIMENTO - As obras na Avenida Pinheiro Machado, a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 34.338.599,77, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual e o restante, do orçamento municipal.


FOTO: Francisco Arrais/PMS

O portal de notícias dos motoristas da Baixada Santista

com os principais acontecimentos da região, além de

notícias do Porto, trânsito, serviços e transporte.

Endereço: R. Bittencourt, 111 - Vila Nova  - Santos - SP
WhatsApp: (13) 98176-2930
Email: jmreportagem@gmail.com

JORNAL MOTORISTA 2021 / 2025 - Todos os Direitos Reservados 

bottom of page