SEGURANÇA DE PEDESTRE E MOTOCICLISTA.
- Wagner Santos
- 10 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Você sabia que a faixa de segurança de pedestre é um dos elementos comuns nas ruas das cidades e existem a mais de dois milênios? Pois é, segundo estudo já existiam nas antigas ruínas de Pompéia (cidade do antigo Império Romano, próximo de Nápoles).
Apesar desse mecanismo ser norma pelo CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam uma média de seis pessoas atropeladas por dia. E a faixa é justamente para garantir a segurança das pessoas, e no caso de não haver faixa o ideal é que, em cruzamentos e interseções, ela passe para o outro lado pela continuação da calçada, sem atrapalhar o tráfego.
O pedestre não deve parar, retardar ou prolongar sua travessia. Não atravessar mexendo no celular, é um dos elementos que mais causam acidentes atualmente. Mesmo com o semáforo fechados, verificar o fluxo de carro e moto se nenhum veículo está se aproximando em velocidade muito alta.
Algumas dicas estão:
- Não usar fone de ouvido
- Não cruzar áreas de garagens
- Caminhar na calçada
- Ao descer do ônibus, nunca atravessar pela frente do veículo.
Muitos não sabem, o acidente causado pelo pedestre por atravessar fora da faixa e sinal vermelho existe multa pelo Código Brasileiro de Trânsito desde 1.997.
Assim como o pedestre tem que ter cuidado o motociclista também. O número de motociclistas cresce a cada dia nos grandes centros urbanos principalmente aqui na Cidade de Santos e região, é um meio de transporte rápido e com um ótimo custo-benefício, no entanto ficam com o corpo exposto e isso aumenta a necessidade de atenção.
A segurança do motociclista se inicia com a inspeção da sua moto, conferindo o básico.
- Capacete aprovado pelo INMETRO
- Calibragem dos pneus
- Setas
- Espelhos retrovisores
- Farol
- Combustível
No trânsito os motociclistas são as maiores vítimas, alguns por questões de má conduta, falta de usarem seta, aproximação de carros que fazem a diferença entre esbarrar em outro veículo, ignorar a sinalização. É muito importante guardar a distância de segurança sempre.